-
Arquitetos: amano design office
- Área: 155 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente é uma empresa que buscou um terreno em Ginza para a construção de um edifício comercial e de escritórios. A obra está localizada numa rua secundária, porém no centro da cidade; o desafio dos arquitetos era atrair mais pessoas para este espaço.
Considerando os pontos de vista desde o interior, a utilização de uma fachada de vidro parecia inútil, já que a paisagem exterior não é muito atrativa. Portanto, adotou-se uma estrutura de pele dupla, que é composta de uma parede-cortina e uma capa de metal perfurado. A fachada converte-se numa parte da decoração interior e evita a necessidade de persianas ou cortinas. Mediante o uso da pele dupla, a necessidade de ar condicionado é reduzida, assim como a necessidade de limpeza dos vidros.
O desenho da fachada irregular foi determinado mediante um cálculo do projeto para evitar formas arbitrárias e atingir formas próximas da natureza. Inserido num bairro de arquitetura modernista, com formas horizontais, verticais e geométricas, o edifício gera uma imagem de estranheza, atraindo a atenção dos transeuntes.
Os painéis perfurados individuais são irregulares e possuem diferentes ângulos e formas, mas todos cabem dentro de um tamanho padrão, o que resulta num excelente rendimento material. A iluminação LED instalada no interior da pele dupla entretém os transeuntes com diferentes programas dependendo da temporada.